Faltas
Retornar ao topo A) As seguintes ações são considerados faltas em uma competição ou exibição de artes marciais mistas, e podem resultar em penalidades, sujeitas ao critério do árbitro, se cometidas. Dar cabeçada Qualquer tipo de golpe que coloque o dedo no olho Morder Cuspir no adversário Puxar os cabelos Aarrar pela boca Qualquer tipo de ataque à região genital Manipular juntas pequenas Golpear com o cotovelo de cima para baixo Golpear a espinha ou parte de trás da cabeça Golpear os rins com os calcanhares Qualquer golpe na garganta, incluindo, sem limitação, agarrar a Agarrar, beliscar, torcer a pele ou carne Agarrar a clavícula Chutar a cabeça de um adversário caído Aplicar joelhadas na cabeça de um adversário caído Pisar em um adversário caído Segurar a cerca Segurar os shorts ou as luvas do adversário Usar linguagem abusiva no ringue ou área de luta Usar conduta anti-desportiva que possa causar danos ao adversário Atacar um oponente no intervalo Atacar um oponente quando este está sob cuidados do árbitro Atacar um oponente depois de o gongo ter tocado no final do round Timidez, incluindo, sem limitação, evitar contato, deixar cair o protetor bucal intencionalmente e consistentemente, ou simular contusão. Arremessar um oponente para fora da área de luta Desrespeitar as instruções dadas pelo árbitro Arremessar o adversário contra a lona sobre sua cabeça ou coluna (bate estaca) Interferência de um cornermen Aplicar qualquer substância estranha no cabelo ou no corpo para obter vantagem B) A desqualificação poderá ocorrer se houver qualquer combinação de faltas, ou se o lutador for flagrado em uma falta, sujeita ao critério do árbitro. C) Uma falta pode resultar em uma dedução de um ponto na pontuação oficial do lutador que cometer a falta. O marcador dos pontos, e não os juízes, será responsável pelo verdadeiro cálculo dos pontos, após calcular e deduzir o ponto. D) Apenas o árbitro pode avaliar uma falta. Se o árbitro não indicar uma falta, um juiz não pode fazer uma avaliação por si e não deve levar isso em consideração no cálculo do score do round. E) Se uma falta for cometida: i) O árbitro tem que pedir tempo. ii) O árbitro deverá mandar o lutador que cometer a falta para um local neutro. iii) O árbitro deverá checar a condição e a segurança do lutador que sofreu a falta . iv) O árbitro então deverá avaliar a falta cometida pelo lutador e deduzir seus pontos, se o árbitro achar apropriado e notificar a comissão, os cornermen e o contador oficial, de sua conclusão sobre se a falta foi acidental ou intencional, determinando se o ponto deve ser deduzido. F) Se o lutador que estiver por baixo cometer uma falta, a não ser quando o lutador que estiver por cima sofra uma contusão, a competição deve continuar, e: i) O árbitro notificará verbalmente o lutador que estava em baixo sobre a falta. ii) Quando o round acabar, o árbitro fará uma avaliação da falta e notificará a Comissão, os corners, os juízes e o contador de pontos. iii) O árbitro poderá dar por encerrada a competição baseando-se na gravidade da falta. Para uma falta flagrante, o lutador que cometeu a falta perderá por desqualificação. G) Faltas por golpes baixos: i) Um lutador que tenha sido atingido por um golpe baixo tem até 5 minutos para recuperar-se da falta, contanto que o médico presente no ringue seja da opinião de que ele pode continuar a luta. ii) Se o lutador declarar que pode continuar antes dos 5 minutos expirarem, o árbitro deverá, assim que possível, mandar a luta recomeçar. iii) Se o lutador ultrapassar os 5 minutos concedidos e a luta não puder recomeçar, a competição deverá parar e o resultado será determinado pelo round e o tempo no qual a luta parou. Ver Sessão 16 abaixo. H) Falta cometida em um lutador, além do golpe baixo: i) Se uma luta de artes marciais mistas for parada por causa de uma falta acidental, o árbitro deverá determinar se o lutador desarmado que sofreu a falta poderá continuar ou não. Se a chance do lutador desarmado de vencer não tiver sido seriamente prejudicada como resultado da falta, e se a falta não tiver causado um impacto concussivo na cabeça do lutador desarmado que sofreu a falta, o árbitro pode mandar que a luta ou exibição continue, após um intervalo para a recuperação de não mais que 5 minutos de duração. Imediatamente após os lutadores desarmados terem sido separados, o árbitro informará o representante da Comissão da sua determinação de que a falta foi acidental. ii) Se um lutador receber um golpe em uma falta que o árbitro julgue ilegal, o árbitro deverá parar a ação e pedir tempo. O árbitro pode levar o lutador contundido para o lado do ringue onde o médico presente no ringue possa examiná-lo, e sua capacidade para continuar na competição. O médico presente no ringue terá até 5 minutos para chegar a uma conclusão. Se este médico determinar que o lutador pode continuar, o lutador permanecerá na luta, e o árbitro mandará prossegui-l
a assim que possível. Ao contrário da regra de uma falta com um golpe baixo, o lutador não tem até 5 minutos de tempo para usar, e deverá continuar a luta assim que for instruído pelo árbitro. iii) Em uma falta que não seja por golpe baixo, se o lutador contundido não for considerado em condições de prosseguir pelo árbitro, o árbitro deve interromper imediatamente a luta . Se o lutador for considerado sem condições de prosseguir pelo árbitro, mesmo que ainda restem os 5 minutos de tempo pela falta, o lutador não poderá se beneficiar com este tempo restante, e a luta deverá parar. iv) Se o árbitro interromper a competição e utilizar os serviços do médico presente no ringue, o exame médico não deverá ultrapassar 5 minutos, caso contrário a luta será interrompida e não poderá recomeçar. Retornar ao topo 16. Contusões Sofridas Por Golpes Legais E Faltas Retornar ao topo 1. Se uma contusão causada por manobra legal em uma luta for severa o suficiente para encerrá-la, o competidor machucado perde por nocaute técnico. 2. Se uma contusão causada por uma falta intencional, assim determinada pelo árbitro, for severa o suficiente para encerrar a luta, o competidor que causou a contusão perde por desclassificação. 3. Se uma contusão for causada por uma falta intencional, assim determinada pelo árbitro, mas permitir a continuação da luta , o árbitro deverá notificar o contador de pontos, que automaticamente deduzirá dois pontos do lutador que cometeu a falta. 4. Se uma contusão for causada por uma falta intencional, assim determinada pelo árbitro, e fizer com que o lutador contundido fique impedido de continuar em algum ponto subsequente da disputa, o lutador contundido vencerá por decisão técnica, se ele ou ela estiver à frente nos cartões de pontuação. Se o lutador contundido estiver empatado ou em segundo lugar nos cartões de pontuação, no momento em que a luta parar, o resultado da luta será declarado empate técnico. 5. Se um lutador ou lutadora machucar-se enquanto estiver tentando marcar uma falta contra seu ou sua oponente, o árbitro não deverá agir em seu favor, e a contusão será tratada da mesma forma que uma contusão provocada por um golpe legal. 6. Se uma contusão sofrida como resultado de uma falta acidental, assim determinada pelo árbitro, for severa o suficiente para encerrar a luta imediatamente, a luta deve resultar em no contest, se for interrompida antes de completar-se dois rounds (em lutas de 3) ou três rounds (em lutas de 5). 7. Se uma contusão sofrida através de uma falta acidental, assim determinada pelo árbitro, for severa o suficiente para encerrar a luta imediatamente, a luta deve resultar em decisão técnica, com vitória dada ao lutador que estiver na frente nos cartões de pontuação, no momento em que a luta foi parada, e somente quando a luta for parada após dois rounds (em lutas de três), ou três rounds (em lutas de cinco), terem sido completados. 8. Rounds incompletos devem ser pontuados utilizando-se o mesmo critério da pontuação dos outros rounds, até o momento em que foi interrompido. Retornar ao topo 17. Tipos de Resultados de Uma Luta Retornar ao topo 1. Submissão por: a. Desistência b. Desistência verbal 2. Nocaute: a. Por interrupção da luta pelo árbitro (TKO) b. Quando uma contusão causada por manobra legal for severa demais, suficiente para interromper a luta (TKO) c. quando um lutador ficar desacordado devido a golpes ou chutes (KO) 3. Decisão via scorecards (cartões de pontuação), incluindo: a. Decisão Unânime: quando os três juízes apontam o mesmo vencedor b. Decisão Dividida: quando dois juízes apontam um lutador como vencedor e o terceiro juiz aponta o outro lutador como vencedor c. Decisão Majoritária: quando dois juízes apontam um lutador como vencedor e o terceiro juiz aponta empate d. Empates incluindo: i) Empate Unânime: quando os três juízes indicam empate ii) Empate Majoritário: quando dois juízes indicam empate e o terceiro aponta um vencedor iii) Empate Dividido: quando todos os 3 juízes indicam resultados diferentes, que somam empate 4.Desqualificação 5. Forfait (Desistência) 6. Empate técnico 7. Decisão técnica 8. Nenhuma Decisão Confira as Lutas Favoritas do UFC